
Se fizeres uma pesquisa online de como ficar em forma, vais de certeza encontrar uma nova dieta “milagrosa”, um “novo” método de treino, ou um “novo” suplemento revolucionário – mas, o “segredo” para uma boa forma física está principalmente assente em princípios e hábitos.
Se não sabes por onde começar, vou ajudar-te com alguns princípios que podes pôr em prática (já hoje), para teres bons resultados tanto no treino como na alimentação.
Para provar o meu ponto, este texto vai ser bastante simples….
Alimentação:
- Hidratação – bebe 1 copo de água ao acordar e um copo de água antes das refeições. Se treinas, faz-te acompanhar sempre duma garrafa de água durante o treino.
- Saciedade – Inclui uma fonte de proteína em todas, ou quase todas as refeições:
- Vitaminas, Minerais e Fibra – Adiciona vegetais e/ou fruta a todas as refeições;
- Controlo de calorias – Evita o álcool e os alimentos processados (pois estes por norma são os que tem caloiras), come mais devagar e para antes de ficares cheia;
- Gestão do apetite – procura fazer 4 a 5 refeições ao longo do dia, não para acelerar o metabolismo, mas para evitar os picos de fome, que levam muitas vezes à ingestão dum excesso de calorias.
Treino:
- Consistência – treina 2 a 4x na semana, conforme a tua disponibilidade de momento. Aplica o princípio: “fazer o que posso, com o que tenho disponível no momento.”
- Compromisso – um amigo/a, um grupo, um treinador, um personal trainer é uma das melhoras forma de criares este compromisso.
- Composição Corporal – foco principal no treino de força, pois em conjunto com a alimentação, é este tipo de treino que te vai ajudar a ter um corpo mais “definido” – definir o corpo é basicamente diminuir a percentagem de gordura corporal e manter, ou num cenário ótimo, aumentar a massa muscular – sem o treino de força é muito difícil o conseguires;
- Saúde – Qual devo escolher? Treino de força, ou o treino cardiovascular? Ambos trazem ótimos benefícios para a saúde. Apesar de preferir dar um pouco mais de enfase no treino de força, dá preferência aquele que mais gostas, pois assim vais estar a aumentar as chances de criar uma maior consistência no treino e logo, recolher os benefícios para uma melhor saúde e qualidade devida;
- Falta de tempo – marca os treinos previamente na agenda. Treinos em circuito, superséries, etc são uma boa solução para treinos curtos, mas eficazes. Lembra-te do principio: “fazer o que posso, com o que tenho disponível no momento.”
Se aplicares estes princípios no teu dia-a-dia, vais dar um passo importante para teres uma maior consistência no treino e na alimentação.
Não compliques, simplifica e foca-te principalmente na construção de bons hábitos – o texto de hoje é um bom ponto de partida. Conta-me depois como está a correr.
Estamos Juntos!
Tiago Guedes