A Eficácia Da Simplicidade

 

Se fizeres uma pesquisa online de como ficar em forma, vais de certeza encontrar uma nova dieta “milagrosa”, um “novo” método de treino, ou um “novo” suplemento revolucionário – mas, o “segredo” para uma boa forma física está principalmente assente em princípios e hábitos.

 

Se não sabes por onde começar, vou ajudar-te com alguns princípios que podes pôr em prática (já hoje), para teres bons resultados tanto no treino como na alimentação.

 

Para provar o meu ponto, este texto vai ser bastante simples….

 

Alimentação:

 

  • Hidratação – bebe 1 copo de água ao acordar e um copo de água antes das refeições. Se treinas, faz-te acompanhar sempre duma garrafa de água durante o treino.

 

  • Saciedade – Inclui uma fonte de proteína em todas, ou quase todas as refeições:

 

  • Vitaminas, Minerais e Fibra – Adiciona vegetais e/ou fruta a todas as refeições;

 

  • Controlo de calorias – Evita o álcool e os alimentos processados (pois estes por norma são os que tem caloiras), come mais devagar e para antes de ficares cheia;

 

  • Gestão do apetite – procura fazer 4 a 5 refeições ao longo do dia, não para acelerar o metabolismo, mas para evitar os picos de fome, que levam muitas vezes à ingestão dum excesso de calorias.

 

Treino:

 

  • Consistência – treina 2 a 4x na semana, conforme a tua disponibilidade de momento. Aplica o princípio: “fazer o que posso, com o que tenho disponível no momento.”

 

 

  • Compromisso – um amigo/a, um grupo, um treinador, um personal trainer é uma das melhoras forma de criares este compromisso.

 

 

  • Composição Corporal – foco principal no treino de força, pois em conjunto com a alimentação, é este tipo de treino que te vai ajudar a ter um corpo mais “definido” – definir o corpo é basicamente diminuir a percentagem de gordura corporal e manter, ou num cenário ótimo, aumentar a massa muscular – sem o treino de força é muito difícil o conseguires;

 

 

  • Saúde – Qual devo escolher? Treino de força, ou o treino cardiovascular? Ambos trazem ótimos benefícios para a saúde. Apesar de preferir dar um pouco mais de enfase no treino de força, dá preferência aquele que mais gostas, pois assim vais estar a aumentar as chances de criar uma maior consistência no treino e logo, recolher os benefícios para uma melhor saúde e qualidade devida;

 

  • Falta de tempo – marca os treinos previamente na agenda. Treinos em circuito, superséries, etc são uma boa solução para treinos curtos, mas eficazes. Lembra-te do principio: “fazer o que posso, com o que tenho disponível no momento.”

 

Se aplicares estes princípios no teu dia-a-dia, vais dar um passo importante para teres uma maior consistência no treino e na alimentação.

Não compliques, simplifica e foca-te principalmente na construção de bons hábitos – o texto de hoje é um bom ponto de partida. Conta-me depois como está a correr.

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

Comente