Como ser consistente com os treinos

Como ser consistente com os treinos

O “comprimido” mais próximo que temos do elixir da juventude é sem dúvida o exercício físico.

 

Para alcançarmos todos os benefícios que o exercício físico proporciona é preciso ter consistência, compromisso e continuidade.

 

Mas, como criamos esta consistência no treino que nos permita ter uma melhor qualidade de vida e saúde?

 

Vamos descobrir?

 

1.º Começa 

 

Para conseguirmos alguma coisa temos de começar, certo? E a verdade é que muitas pessoas adiam por um motivo, ou outro,  iniciar a prática do exercício físico. Este começo não precisa de ser complicado, por exemplo: 2 treinos semanais numa fase inicial, são um ótimo ponto de partida. Quando estes 2 treinos estiverem bem estabelecidos na tua rotina, cria objetivos “mais ambiciosos”.

 

2.º Muda para uma mentalidade de investimento em ti

 

O melhor investimento que podes fazer é em ti. Se fores mais saudável, mais forte, com mais energia, toda a tua vida vai mudar para melhor. É difícil encontrar alguém que depois de começar um programa de treino, e ver os resultados que este proporciona, diga que a sua vida mudou para pior. Adopta a mentalidade que estás a fazer o melhor investimento possível.

 

3.º Define objetivos 

 

Não tem problema algum definires “grandes” objetivos. O problema é quando não existe um plano de ação para atingir esses objetivos. Quando não vemos resultados rapidamente, sentimo-nos desencorajados e com vontade de desistir. Por isso, é importante ter um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo. É isto que fazemos no TG FitStudio. Nas nossas sessões de coaching, definimos qual o grande objetivo do Aluno e depois criamos metas atingíveis, que reforcem a confiança, e a disciplina para atingir esse “grande objetivo”.

 

4.º Tem alguém a puxar por ti 

 

Teres uma melhor saúde e qualidade de vida não precisa de ser um caminho solitário. Inclusive, esta “solidão”, é um dos motivos que leva as pessoas a desistir com maior facilidade.

 

Começar a treinar:

  • sem suporte;
  • sem acompanhamento;
  • sem direção;
  • sem uma comunidade;

 

Aumenta as hipóteses de desmotivação, confusão sobre o que é preciso fazer e até alguma intimidação por entrar num local estranho e sem ajuda.

 

Uma das nossas maiores preocupações é que os nossos alunos sintam que não estão sozinhos neste caminho, sempre com um acompanhamento próximo, numa comunidade de suporte e ajuda constante.

 

5.º Torna o treino divertido 

 

Existe a perceção que o exercício físico é uma “punição” e uma atividade pouco “motivadora”.

 

De que é necessário saíres “de rastos” em cada treino, que precisas de treinar todos os dias para teres resultados e que precisas de levar as coisas ao extremo – isto não é verdade.

 

O exercício deve ser algo prazeroso e divertido. Por exemplo:

 

  • Treinos em grupo;
  • Treinos com uma amiga, ou amigo;
  • Treinos em dupla;
  • Ouvires as tuas músicas preferidas durante o treino;
  • Treinares em circuito, em vez de horas e horas na passadeira;
  • Fazeres treinos que sejam eficazes, mas que te tragam prazer e motivação;
  • Criar pequenos objetivos para cada treino (no TG FitStudio, temos um quadro, onde escrevemos as vitórias de cada Aluno em cada treino);

 

São algumas formas de criar uma relação positiva com o exercício físico. 

 

Se estás com dificuldade em ser consistente com os treinos, espero que estas 5 dicas sejam de grande ajuda.

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente