Maximiza Os Teus Resultados – As “Pequenas Coisas”

Maximiza Os Teus Resultados – As “Pequenas Coisas”

 

Na quarta e última parte da série – Maximiza Os Teus Resultados – vou escrever sobre as “pequenas coisas” , que de forma isolada podem não ser tão poderosas como: a consistência, o treino de força e a nutrição, mas que tem um grande impacto nos resultados no longo prazo.

Esforço

 

É uma constatação óbvia, que para se ter sucesso é preciso esforço. “Apenas” treinar não garante o sucesso. Existe um esforço físico que é necessário, mas é necessário também um esforço mental. Criar uma conexão entre o corpo e a mente que te permita treinar com intenção é essencial.

 

Para criar este foco e determinação no treino é importante saber o porquê de o estares a fazer – quais são os teus objetivos? Porque é importante para ti atingires estes objetivos?

 

Já tiraste um tempo para pensar nisso?

 

Foca-te no que o teu corpo consegue fazer e aplica o esforço necessário para melhorares a cada treino.

 

Neat – Atividade Física Que Não é Exercício Físico

 

A NEAT (atividade física que não é exercício físico)  é a energia/calorias que gastamos com atividades físicas que não são exercício físico. Atividades como caminhar, sentar e levantar da cadeira, ir às compras, tarefas de casa, etc contribuem para um aumento do NEAT. Fomos “criados” para nos mexermos com regularidade. Treinar e depois passar uma grande parte do dia sentado é uma realidade para a maioria das pessoas. É importante encontrares estratégias para aumentes esta atividade física que não é exercício físico. Partilho contigo algumas ideias:

 

  • Sempre que possível caminha – utiliza o carro como ultimo recurso;
  • Estaciona o carro um pouco mais distante do teu local de trabalho;
  • Faz uma caminhada na hora de almoço;
  • Utiliza sempre as escadas;
  • Coloca um lembrete no telemóvel para te levantares a cada hora;
  • Sempre que precisares de utilizar o telemóvel, levanta-te.

 

Estas são algumas ideias para te ajudar a aumentar o gasto energético/calorias diário.

 

Estilo de Vida

 

Para além de tudo o que já escrevi sobre um estilo de vida saudável, coisas como o sono, o consumo regular de álcool e gestão do stress, fazem também parte deste estilo de vida. Penso que concordas comigo que uma boa higiene do sono ( criar uma rotina de deitar e levantar, limitar a exposição a aparelhos eletrónicos antes de dormir, etc), limitar o consumo de álcool e gerir o stress (menos telemóvel e mais relações pessoais, passar tempo na natureza, meditar, ler, etc) são boas atividades para a nossa saúde física e mental e vão maximizar os nossos resultados. Presta atenção a estes “pequenos” pormenores do teu dia-a-dia, pois também são importantes.

 

Sem dias de “descanso”

 

Sem dias de descanso não significa treinar todos os dias – sem dias de descanso tem haver com o que escrevi anteriormente  – manter um determinado estilo de vida.

 

Por exemplo, vejo muitas pessoas a não otimizarem os seus resultados, porque a sua mentalidade no fim de semana é radicalmente diferente da que aplicam durante a semana. O consumo de álcool, sobremesas, comidas calóricas sem nenhuma gestão são a norma, o que as  impede de maximizarem os seus resultados.

 

Não é necessário uma vida cheia de restrições, nada disso, mas é necessário ter a consciência que a falta de controlo, apenas procurar a gratificação do curto prazo e dar demasiada importância ao que os outros acham do nosso estilo de vida, impede-nos de maximizar os resultados.

 

Os disciplinados são livres, os indisciplinados vivem na “prisão” do momento”.

 

Lẽ esta frase outra vez….

 

Os disciplinados são livres, os indisciplinados vivem na “prisão” do momento”.

 

Considerações Finais

 

Ao longo dos anos trabalhei com várias pessoas. VI progresso em algumas pessoas, e OTIMO progresso com outras. Não sou a principal razão porque as pessoas conseguiram esse ótimo progresso. Elas mesmo foram a principal razão. Estas pessoas fizeram todas as coisas (ou a maior parte delas) mencionadas nesta série de artigos (parte  – UM, DOIS, TRÊS).

 

Se algo neste serie te inspirou para procurares a mudança, e um novo estilo de vida, então o objetivo fui cumprido.

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente