Decidir qual a “melhor” divisão de treino pode ser uma tarefa difícil. No texto de hoje: vou ajudar-te a perceber o que é uma divisão de treino e qual a “melhor” para ti.
Vamos começar pelo princípio – O que é uma divisão de treino?
Uma divisão de treino é a forma como “divides” o teu treino. Por exemplo: uma divisão de treino Full-Body (corpo todo) significa que vais realizar exercícios para todos os principais grupos musculares na mesma sessão de treino.
Um segundo exemplo : uma divisão de treino superior/inferior significa que num dia treinas os músculos da região superior do corpo e no treino seguinte treinas os músculos da região inferior do corpo.
Existem várias formas de fazer esta divisão de treino. O que nos leva à pergunta seguinte – Qual a “melhor” divisão de treino?
Aqui a resposta não é tão simples – depende de vários fatores – por exemplo:
1.º Quais são os teus objetivos?
Se o teu objetivo é emagrecer, provavelmente a tua rotina de treino terá de ter uma maior componente cardiovascular, quando comparado com alguém que quer aumentar a massa muscular. A tua divisão de treino deverá ter em conta qual o teu objetivo, para obteres os melhores resultados o que nos leva à pergunta seguinte….
2.º Quantos dias podes/vais treinar por semana?
Esta é também uma pergunta muito importante, pois alguém que treina 2x por semana quando comparado com alguém que treina 4x por semana , com uma grande probabilidade, terá uma divisão de treino diferente.
3.º Em que dias vais treinar?
Porque é essencial saber os dias de treino?
Vamos utilizar o exemplo de duas Alunas que vão treinar no TG FitStudio 2x na semana – A Joana, que só pode treinar terça e quarta e a Paula que vai treinar segunda e quinta.
No caso da Joana, que vai treinar dois dias seguidos, não faz sentido fazer um treino Full-Body (corpo todo), pois não vai ter o tempo de recuperação necessário entre treinos, por isso, uma divisão de treino superior-inferior poderá ser uma boa escolha.
No caso da Paulo, que vai ter alguns dias de descanso entre treinos, uma divisão de treino full-body (corpo todo) poderá ser a melhor opção.
Para potencializares os teus resultados, deverás ter em conta quantos dias de descanso vão existir entre treinos.
4.º Quais são os teus gostos?
Podes ter a “melhor” divisão de treino, mas se não gostares do que estás a fazer, o que vai acontecer é perderes rapidamente a motivação para treinar.
Deves fazer uma divisão de treino de acordo com os teus objetivos, mas também que te proporcione gosto em praticar exercício físico e que te ajude a manter um compromisso com o treino.
5.º A tua experiência de treino
Por último, mas não menos importante, a tua experiência de treino é outro dos fatores que irá influenciar qual o “melhor” programa de treino para ti.
Espero que este texto tenha ajudado a esclarecer algumas das tuas dúvidas sobre o que é uma divisão de treino e qual a melhor se adapta aos teus objetivos.
Se mesmo assim, ainda não sabes bem o que fazer, não te preocupes. Poderás sempre deixar esse planeamento para nós no TG FitStudio e marcar hoje a tua visita, para te podermos ajudar a encontrar a melhor divisão de treino para ti, ou ler um dos próximos artigos do blog, com o título o ABC do treino, onde irei escrever sobre as várias rotinas de treino.
Estamos Juntos!
PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:
1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;
2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;
3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).