O ABC do Treino – O que é uma divisão de treino? E qual a melhor? (Parte 1)

O ABC do Treino - O que é uma divisão de treino? E qual a melhor? (Parte 1)

Decidir qual a “melhor” divisão de treino pode ser uma tarefa difícil. No texto de hoje: vou ajudar-te a perceber o que é uma divisão de treino e qual a “melhor” para ti.

 

Vamos começar pelo princípio – O que é uma divisão de treino?

 

Uma divisão de treino é a forma como “divides” o teu treino. Por exemplo: uma divisão de treino Full-Body (corpo todo) significa que vais realizar exercícios para todos os principais grupos musculares na mesma sessão de treino.

 

Um segundo exemplo : uma divisão de treino superior/inferior significa que num dia treinas os músculos da região superior do  corpo e no treino seguinte treinas os músculos da região inferior do corpo.

 

Existem várias formas de fazer esta divisão de treino. O que nos leva à pergunta seguinte – Qual a “melhor” divisão de treino?

 

Aqui a resposta não é tão simples – depende de vários fatores – por exemplo:

 

 

1.º Quais são os teus objetivos? 

 

Se o teu objetivo é emagrecer, provavelmente a tua rotina de treino terá de ter uma maior componente cardiovascular, quando comparado com alguém que quer aumentar a massa muscular. A tua divisão de treino deverá ter em conta qual o teu objetivo, para obteres os melhores resultados o que nos leva à pergunta seguinte….

 

 

2.º Quantos dias podes/vais treinar por semana? 

 

Esta é também uma pergunta muito importante, pois alguém que treina 2x por semana quando comparado com alguém que treina 4x por semana , com uma grande probabilidade, terá uma divisão de treino diferente.

 

 

3.º Em que dias vais treinar? 

 

Porque é essencial saber os dias de treino?

 

Vamos utilizar o exemplo de duas Alunas que vão treinar no TG FitStudio 2x na semana – A Joana, que só pode treinar terça e quarta e a Paula que vai treinar segunda e quinta. 

 

No caso da Joana, que vai treinar dois dias seguidos, não faz sentido fazer um treino Full-Body (corpo todo), pois não vai ter o tempo de recuperação necessário entre treinos, por isso, uma divisão de treino superior-inferior poderá ser uma boa escolha. 

 

No caso da Paulo, que vai ter alguns dias de descanso entre treinos, uma divisão de treino full-body (corpo todo) poderá ser a melhor opção. 

 

Para potencializares os teus resultados, deverás ter em conta quantos dias de descanso vão existir entre treinos.

 

 

4.º Quais são os teus gostos? 

 

Podes ter a “melhor” divisão de treino, mas se não gostares do que estás a fazer, o que vai acontecer é perderes rapidamente a motivação para treinar. 

 

Deves fazer uma divisão de treino de acordo com os teus objetivos, mas também que te proporcione gosto em praticar exercício físico e que te ajude a manter um compromisso com o treino.

 

 

5.º A tua experiência de treino

 

Por último, mas não menos importante, a tua experiência de treino é outro dos fatores que irá influenciar qual o “melhor” programa de treino para ti.

 

Espero que este texto tenha ajudado a esclarecer algumas das tuas dúvidas sobre o que é uma divisão de treino e qual a melhor se adapta aos teus objetivos.

 

Se mesmo assim, ainda não sabes bem o que fazer, não te preocupes. Poderás sempre deixar esse planeamento para nós no TG FitStudio e marcar hoje a tua visita, para te podermos ajudar a encontrar a melhor divisão de treino para ti, ou ler um dos próximos artigos do blog, com o título o ABC do treino, onde irei escrever sobre as várias rotinas de treino.

 

Estamos Juntos!

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente