Macronutrientes – O Que São?


Conheceres os 3 macronutrientes- proteínas, hidratos de carbono e gorduras – é essencial para atingires os teus objetivos e teres uma alimentação de sucesso.

 

Quer a tua meta seja emagrecer, aumentar a massa muscular, ou ter uma melhor performance no treino, grande parte dos teus resultados vão ser ditados pelas quantidades/ calorias que provém destes 3 macronutrientes.

 

Proteínas – essenciais na recuperação e desenvolvimento muscular. Dos 3 macronutrientes é o que tem um efeito térmico maior, o que significa que o organismo precisa de gastar mais calorias para digerir alimentos com maior conteúdo de proteínas. Ajuda também a aumentar a saciedade, super importante se o objetivo for emagrecer.

 

1g de proteínas tem 4 calorias;

 

 Hidratos de Carbono – muitas vezes considerado o “vilão” ??? da história sem grande fundamento (o que “engorda” é o excesso de calorias e não os hidratos por si só). Fornecem energia ao corpo, mas também ao cérebro.

 

 1g de hidratos de carbono tem 4 calorias;

 

 Gorduras – fonte de energia e desempenha também funções vitais no organismo – como por exemplo no transporte de vitaminas (algumas vitaminas são lipossoluveis o que significa que precisam da presença de gorduras para auxiliarem no seu transporte). De todos os macronutrientes é aquele que tem mais calorias por grama. Se o objetivo é emagrecer, o seu consumo deve ser moderado.

 

1 g de gorduras tem 9 calorias;

 

A maioria dos alimentos não tem apenas 1 macronutriente, mas sim uma combinação de 2, ou dos 3 macronutrientes, o que pode alterar a quantidade das calorias desse alimento, por exemplo:

 

100 gramas de pescada e 100 gramas de salmão são 2 fontes de proteínas, mas o salmão tem mais calorias, pois tem uma quantidade de gordura maior.

 

Bolachas, bolos, gelados, etc são associados a hidratos de carbono, quando na realidade é uma mistura de hidratos e gorduras. Sendo que as gorduras é o macronutriente que faz disparar as calorias desse alimento.

 

Estamos Juntos!
Tiago Guedes

Comente