Os Mitos (e os factos) sobre o treino de força

Os Mitos (e os factos) sobre o treino de força

O treino de força é muitas vezes encarado com algumas reticências devido a alguns mitos que foram sendo criados ao longo dos anos.

 

A verdade é que o treino de força deve ser a base de qualquer programa de treino. É este treino de força que serve de fundação para tudo o resto. 

 

Ficar mais forte (não confundir com ficar musculado), vai por exemplo: melhorar a capacidade cardiovascular, melhorar a funcionalidade diária e aumentar a confiança de que és capaz de realizar atividades diárias que exigem força.  

 

O treino de força não te vai deixar com “muito músculo” e volume corporal – este é um mito que persiste (principalmente junto do sexo feminino), mas que é totalmente infundado.

 

O treino de força não é mau para os teus joelhos, ou costas, e é perfeitamente seguro com uma prescrição correta e um acompanhamento adequado.

 

Mas o que significa na prática “ficar mais forte” para a tua saúde e qualidade de vida?

 

Vamos imaginar que iniciaste um programa de treino e que após algumas semanas evoluíste nos pesos utilizados – o que aconteceu durante este processo foi que fortaleceste os teus músculos, os teus ligamentos/tendões e os teus ossos.

 

Este fortalecimento vai reduzir drasticamente o risco de sofreres uma lesão, de conseguires realizar com mais facilidade movimentos simples do dia-a-dia como pegar do chão dois sacos de compras, ou estares com os pequenotes ao colo, sem que no dia seguinte precises de tomar um bruffen para as dores nas costas;

 

O treino cardiovascular é muito importante para uma boa saúde, mas pelas suas características não produz no músculo o mesmo efeito que o treino de força.

 

À medida que o teu treino evolui (sensivelmente entre os 3 – 6 meses) adicionar sessões específicas de treinos de fortalecimento muscular vão ser muito importantes para a tua performance e evolução.

 

O treino de força deve ser consistente e encarado como uma prioridade – por isso é uma componente tão importante dos nossos programas de treino no TG FitStudio.

 

 

Fica forte connosco – clica no link e marca a tua visita!

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

Comente