Como Controlar O Apetite Durante A Dieta

Quando se inicia uma “dieta “para emagrecer, conseguir controlar o apetite é um dos fatores-chave para se ter sucesso.

 

Este aumento do apetite é perfeitamente normal – acontece devido a uma combinação de razões fisiológicas e emocionais – o que torna essencial encontrar estratégias tanto a nível da alimentação, como da gestão do stress/ansiedade.

 

Se o teu objetivo é  emagrecer, mas estás com dificuldade em controlar o apetite, partilho contigo 8 dicas que te vão ajudar:

 

1.º Diminui progressivamente o consumo de calorias – tentar cortar muitas calorias de uma vez, não é uma boa ideia. Faz este corte de forma progressiva – pensa na tua “dieta” para emagrecer, como a aterragem de um avião – queres que esta aterragem seja suave e não abrupta.

 

2.º Come mais alimentos com fibra – a digestão da fibra é mais lenta, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

 

3.º Inclui uma fonte de proteína nas refeições – tal como a fibra, as proteínas vão ajudar a aumentar a saciedade, para além disso, a proteína tem um papel importante na preservação da massa muscular durante o processo de emagrecimento.

 

4.º Bebe um copo de água antes das refeições – beber água antes das refeições, ajuda a “encher” o estômago, o que por sua vez, pode ajudar a diminuir o apetite.

 

5.º Come sopa antes das refeições – já “vimos” que a água, e alimentos com fibra, podem ajudar a diminuir o apetite. Então, nada melhor que combinar os dois numa sopa com água, fibra, vitaminas e minerais.

 

6.º Escova os dentes após as refeições – escovar os dentes após as refeições, remove os “restos” de alimentos e partículas que possam ficar nos dentes e gengivas. Quando estes “restos” e partículas não são removidos, a mistura posterior com a saliva, pode induzir o cérebro a sinalizar a sensação de fome mais cedo.

 

7.º. Come mais devagar – comer mais devagar, pode ajudar a controlar o apetite e a diminuir o peso corporal. Isto deve-se ao facto de que o envio de sinais entre o cérebro e o estômago de que estamos satisfeitos, demora algum tempo. Se comeres muito rápido, não vais dar o tempo necessário para que ocorra esta troca de informação.

 

8.º Reduz o stress e a ansiedade – encontrar formas de reduzir o stress e a ansiedade pode ter um efeito muito positivo no controlo do apetite. O stress e a ansiedade são responsáveis por ajudar a criar uma forte ligação emocional com a comida. Meditação, leitura, exercício físico, são algumas formas que podes utilizar para fazer esta gestão.

 

Coloca em prática estas 8 dicas, e tenho a certeza de que vais conseguir controlar o apetite durante a tua “dieta” para emagrecer.

 

Estamos Juntos! 

Tiago Guedes

Comente