Como preparar refeições saudáveis de forma simples

 

Acredito que a simplicidade é uma das chaves para se conseguir uma forma física invejável, por isso, eu e a Sidneia, tornamos o processo de preparo de refeições saudáveis o mais “simples” possível (o que é importante, principalmente para quem tem crianças – como é o nosso caso).


Não medimos e não pesamos tudo ao pormenor, nem utilizamos ingredientes “esquisitos”. O importante é deixar preparado algumas refeições saudáveis, para termos sempre algo disponível.
Este é o nosso processo em 7 simples passos.

 

1º Utilizamos o nosso E-Book com refeições saudáveis

 

Podes fazer o download com algumas destas receitas aqui (link), ou então fazer uma pesquisa no google de refeições saudáveis. Presta atenção aos ingredientes e para quantas refeições dá aquela receita. Normalmente, para as refeições principais, fazemos 3 a 4 receitas diferentes.

 

 

2º Fazemos uma lista de todos os ingredientes que vamos precisar

 

Lê todas as receitas que vais fazer, e faz uma lista de tudo o que precisas de comprar no supermercado. Não te esqueças que precisas de “mutiplicar” os ingredientes da receita se fizeres mais do que uma dose. Entre ler as receitas e fazer a lista, não demoras mais de 30 minutos.

 

 

3º Fazemos uma lista de todos os alimentos que não fazem parte das receitas

 

Aqui se inclui por exemplo: os iogurtes proteicos, as tortilhas de arroz, gelatina, etc. São todos aqueles alimentos que apesar de não estarem nas receitas, são muito uteis para se ter em casa quando se quer fazer um lanche rápido. Tempo total – 5 a 10 minutos.

 

4º Fazemos as compras no nosso tempo livre

 

Como já tens a lista de compras preparada, isto não vai demorar muito tempo. Foca-te na lista, e evitas as zonas “problemáticas” que por norma se encontram na zona central do supermercado (bolachas, chocolates, gelados,etc). Faz desta ida ao supermercado um jogo – tenta não ultrapassar os 40 minutos.

 

5º Preparamos com antecedência

 

Se deixares preparadas mais refeições, menos terás de te preocupar durante a semana. Corta e separa todos os vegetais, assim como as frutas maiores (meloa, ananás, manga, etc) e coloca em tupperwares.

É incrível o impacto de deixar pré-cortado as frutas e os vegetais tem no seu consumo. As probabilidades de as utilizares num snack saudável, aumentam substancialmente se na hora em que a fome aperta, não tiveres o trabalho de cortar e preparar. Para além disso, muitas receitas pedem o corte de vegetais e vais poupar imenso tempo se esta preparação já estiver feita. Podes também fazer o mesmo com algumas carnes, como por exemplo cortar às fatias peito de frango, ou de perú. Dependendo da quantidade que tens para preparar, isto demorará entre 15 a 45 minutos.

 

 

6º Hora de Cozinhar

 

Tenta cozinhar pelo menos metade das refeições que pretendes fazer durante a semana ao domingo. Normalmente, deixamos já preparadas as refeições que não perdem o sabor depois de irem ao microndas, como por exemplo coxas de frango, carne picada, medalhões de pescada, ou bifes de peru às tiras (inteiro perde textura). Uma forma de maximizares o tempo na cozinha é colocares por exemplo as coxas de frango e batatas a assar no forno (cuidado com o azeite utilizado e tira a pele das coxas de frango), enquanto fazes a sopa e cortas as frutas e vegetais. Tempo aproximado 1 a 2 horas.

 

7º Coloca tudo em tupperwares

 

Aqui tens duas formas de fazer as coisas – colocar tudo em duas a três tupperwares grandes e tiras conforme vais precisando, ou então, já deixas todas as refeições dividas em tupperwares mais pequenos (existem umas na makro que são super práticas). Utiliza a estratégia que melhor se adapta aos teus gostos pessoais – nós deixamos as refeições todas separadas.

Parabéns! Tens agora um frigorifico cheio de refeições saudáveis e nutritivas, que podes facilmente consumir durante a semana. Este planeamento e preparação, faz uma diferença ENORME na alimentação.

 

Naturalmente que com o tempo, vais tornar mais simples e eficiente esta preparação – como tudo é necessária consistência. A médio/longo prazo, o tempo que começas a poupar na cozinha é enorme. Com filhos, e um Estúdio de Treino para gerir, este tempo que poupamos faz a diferença.  Claro que é mais “fácil” ir ao macdonalds, ou mandar vir da Uber, mas esta “facilidade” do momento irá refletir-se na tua forma física e saúde.

 

PS – não te esqueças que podes fazer o download do E-Book com algumas das nossas receitas aqui ( link)

 

Comprometidos com o teu sucesso!

Tiago Guedes & Sidneia Guedes

Compartilhe seus pensamentos