
Quando queremos alcançar um objetivo, ou elevar a fasquia das nossas metas, somos muitas vezes o nosso pior inimigo.
Se o dia não corre minimamente como o esperado, a tendência é colocar imediatamente uma pressão exagerada nos nossos ombros e cair numa espiral de negatividade e pessimismo.
Como mudamos isto? Como podemos treinar a nossa mente para se focar nos aspetos positivos e evitar a constante critica interna?
Vou-te dar uma dica que te vai ajudar a mudar para uma mentalidade positiva e afirmativa.
Pensa desta forma: os teus objetivos, independentemente se estes estão relacionados com emagrecer, melhorar a condição física, situação profissional, etc, é um tesouro maravilhoso que está enterrado. Para o alcançares, naturalmente que vais ter de escavar.
Uns dias, vais escavar com uma pá enorme e avançar bastante, mas noutros, vais ter de escavar com uma colher, estes dias vão ser difíceis, mas, independentemente da “ferramenta” que tens disponível, continua a “escavar “– mesmo que naquele dia, naquele momento, a tua “ferramenta” seja apenas uma colher.
O progresso raramente é linear – o objetivo é nunca deixar de “escavar”, pois isso significa que estás a evoluir.
Os momentos que nos definem, são quando não deixamos aquela “voz” irritante, que nos quer convencer que não conseguimos, levar a melhor – são estes os momentos, em que precisamos de continuar, mesmo que a nossa “ferramenta” seja uma colher. Da mesma forma que treinamos o nosso corpo para este se tornar mais forte, podemos fazer o mesmo com a nossa mente e disciplina. Lembra-te: o teu tesouro pode estar apenas a uns metros de distância.
Estamos Juntos!
Tiago Guedes
PS: durante muito tempo, andei literalmente com uma colher no bolso, como forma de lembrete para continuar a “escavar”…..mesmos nos dias mais difíceis. Fica a dica 😉.