
Claro que sim!
É verdade que à medida que envelhecemos, começa a existir um declínio físico, mas é verdade também, que esse declínio pode ser contrariado – e o exercício físico é uma das “armas” mais eficazes para diminuir/reverter esse declínio.
É possível aumentar a força física em qualquer idade, e adultos com mais de 40 anos que treinam de forma consistente, podem tornar-se mais fortes fisicamente.
Se mantiverem essa consistência ao longo dos anos, podem inclusive chegar a uma fase mais adiantada da sua vida preservando essa mesma força.
Pensa desta forma: se não “praticas”, não melhoras, e se não melhoras acabas por “perder” – por exemplo:
Na grande maioria dos casos, pessoas que são sedentárias, tem pouca força física e à medida que os anos avançam, a situação tende a piorar.
Por outro lado….
Pessoas que são sedentárias, mas que iniciam um programa de treino, independentemente da sua idade, começam gradualmente a ganhar força e a melhorar a sua condição física. Estes “ganhos” acontecem até de forma bastante rápida.
Desde que a consistência no treino seja mantida ao longo das suas vidas, vão ficar e continuar “fortes” e impedir que a degradação física normal da idade, aconteça de forma acentuada.
Pessoas ativas fisicamente, retém as suas faculdades físicas, mesmo numa idade mais avançada, enquanto quem opta por não o fazer, corre um risco maior de perder a sua independência diária.
No TG FitStudio, temos exemplos de Alunas com mais de 60 anos numa excelente forma física. Por isso, se já passaste os 40, sabe que não é tarde para começar.

Força Física após os 40 – 3 “segredos”
Vou partilhar contigo 3 dicas para ganhares força física após os 40:
1.º Treina de forma consistente
“Ganhar” força e momentum andam de mãos dadas. Se treinas 2 a 4 vezes por semana e fazes as “coisas certas” (ler próxima dica) vais tornar-te cada vez mais “forte”. Mas não é possível treinar durante dois meses e depois parar três, porque dessa forma vais perder a evolução que alcançaste.
2.º Faz as “coisas certas”, da forma certa e no momento certo
A evolução no treino de força é uma relação entre treino e descanso. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre os dois. Igualmente, fazer as mesmas coisas sem evolução, vai impedir que haja um progresso. É necessário seguir o princípio da sobrecarga progressiva (aumento gradual do esforço), para garantir que continuas a evoluir. Por último, é importante que executes os exercícios com a técnica correta.
3.º A nutrição é importante
Fazer boas escolhas alimentares faz também parte dum programa para ganhares força física. As proteínas são importantes, assim como as vitaminas e minerais. Um consumo adequado de hidratos de carbono e gorduras completam a “equação”. As nossas sessões de coaching nutricional, são o complemento ideal para que possas melhorar a tua condição física.
Nunca é tarde para começar a treinar. Uma das melhores coisas? As diferenças na força e condição física podem acontecer de forma bastante rápida.
Com a devida consistência no treino e uma alimentação adequada, a maioria das pessoas começa também a ver “outras” diferenças. As suas roupas começam a ficar mais largas, a execução dos exercícios torna-se mais simples e eficaz, e a diferença na massa muscular é notória.
Não te preocupes em ficar muito musculada – isyo não acontece. Ganhar músculo é um processo que demora algum tempo e o que vai acontecer é ficares com um corpo fit e em forma e não volumoso e musculado.
Se leste este artigo até ao fim, sabes agora que é possível aumentar a força física após os 40 anos – mas também é necessário dar o primeiro passo e começar a treinar.
Por isso, não percas mais tempo – somos especialistas em ajudar pessoas acima dos 40 a ficar em forma. Marca a tua visita e vamos prescrever o programa de treino ideal para ti!
Estamos Juntos!
Tiago Guedes