Escolhas Importantes

Escolhas Importantes

 

Porque será que algumas pessoas conseguem ter tanto sucesso? Como é que alguém consegue repetidamente alcançar os seus objetivos, independentemente dos obstáculos que lhe aparecem no caminho? A verdade é que na maioria das vezes se resume a uma escolha – trocar o prazer e a gratificação imediata, pela satisfação a longo prazo.

 

Quero comer aquele pacote de bolachas de chocolate que está a “olhar para mim”? Claro que sim! Mas, também quero manter o peso corporal sob controlo. Qual é a melhor decisão? Que escolha devo fazer?

 

Opção 1 – como as bolachas de chocolate e sinto um prazer imediato. As minhas papilas gustativas vão ficar super felizes. Tenho um aumento rápido dos níveis de energia e sinto-me ótimo nos 15/20 minutos seguintes. Depois dessa curta “euforia”, arrependo-me da minha decisão, pois esta escolha é contrária aos meus objetivos e metas.

 

Opção 2 – “adio” o prazer imediato que é comer as bolachas, pela satisfação de ter os resultados pelos quais me tenho esforçado. Penso – “Não existe gratificação imediata, que se compare ao sentimento de conseguir atingir as metas pelas quais tenho lutado”.

 

Apesar de poder demorar semanas, ou meses, para se alcançar aquele objetivo que queremos muito, esta será sempre a melhor escolha. Então, porque continuamos a “minar” os nossos desejos mais profundos e que fariam uma diferença enorme na nossa qualidade de vida, por um prazer de curta duração?

 

Da próxima vez que estiveres perante este tipo de decisões, pensa nas consequências dessas decisões. Será que as bolachas de chocolate valem mesmo a pena? Talvez…. Talvez Não.

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

Comente