Maximiza Os Teus Resultados – Consistência

 

Nesta série de 4 artigos, vou escrever sobre como maximizares os teus resultados no treino. Vou dar-te várias dicas e onde deves colocar o foco em cada área, para assim, poderes começar a trilhar um caminho de sucesso.

 

Progresso & Consistência

O que é considerado progresso, pode variar de pessoa para pessoa, pois existem vários fatores a ter em conta, como por exemplo: os seus objetivos, nível de treino, etc, mas as pessoas que melhores resultados conseguem são as que são consistentes.

 

Nada “bate” a consistência….

 

É um dos fundamentos e valores intrínsecos que procuramos passar aos nossos alunos no TG FitStudio.

 

Treinar 2 a 4x por semana, durante um ano, vai sempre apresentar melhor resultados, que qualquer programa feito apenas durante 12 semanas com todas as “fórmulas” científicas e medindo todas as métricas possíveis.

 

Um pensamento que tem apenas em vista o curto prazo não é a melhor abordagem.

 

Faz este paralelismo – se na tua carreira profissional, apenas te esforçasses durante um curto espaço de tempo, o que iria acontecer? Provavelmente, não chegaria para atingires patamares mais elevados.

Não há como negar que 99% dos objetivos das pessoas é ter um corpo numa melhor forma física (emagrecer, aumentar a massa muscular, etc), se possível, no menor espaço de tempo, mas, se aprofundarmos esses objetivos, a maioria das pessoas também quer ter uma boa saúde – para se conseguir aliar estética e saúde, é preciso começar agora e pensar a médio/longo prazo.

 

Existe muitas vezes a perceção que de forma rápida vamos reverter aquilo que levou anos a “construir”. Sim, é possível ter um BOM progresso num curto espaço de tempo, mas é preciso criar uma perspetiva de consistência a longo prazo, para se ter um ÓTIMO progresso.

 

A consistência é a palavra-chave!

 

Vou partilhar contigo 6 dicas para manteres a consistência no treino:

 

  1. Encontra um momento do teu dia que funcione para ti – “bloqueia” esse tempo 2 a 4 x por semana na tua agenda e não deixes que nada interrompa esse teu momento (exceto alguma emergência extrema);
  2. Começa com o que é possível – se de momento apenas é realista treinar 1 a 2x na semana, não tem problema. Começa com o que é possível, cria o hábito e depois caminha para o que é ideal.
  3. Cria um compromisso com alguém – um treino com PT, um treino em grupo, ou até mesmo com uma amiga, são uma ótima forma de criares um compromisso forte.
  4. Mantêm esse horário, com o mínimo de falhas possíveis – isto vai ajudar a criar o hábito.
  5. Não pares por completo nas férias – independentemente de onde estejas, procura manter o hábito do treino com as devidas adaptações (um PT ajuda-te a criar esse plano), pois é mais difícil voltar a um hábito, do que o continuar (nestas alturas é bom adotar a mentalidade de que pouco é melhor do que nada).
  6. Pensa no longo prazo – tipo, o resto da tua vida. Viver com saúde e qualidade de vida é o objetivo mais importante que podes ter – não existe um melhor investimento – o teu eu futuro agradece.

Alguns métodos de treino podem funcionar melhor do que outros, mas isto apenas é importante, se fores consistente. “Alguma coisa” realizada de forma consistente é sempre melhor e terá melhor resultados, do que algo feito de forma inconsistente.

 

Cria um compromisso, mantêm a consistência, constrói o hábito!

 

Este é o primeiro passo!

Estamos Juntos

Tiago Guedes

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente