Treinar após a gravidez – O que precisas de saber

Treinar após a gravidez - O que precisas de saber

 

Iniciar um programa de treino é uma das melhores coisas que uma Mamã pode fazer pela sua saúde e qualidade de vida.

 

Se foste Mãe há pouco tempo, e desejas melhorar a tua forma física, ou até recuperar a forma física pré-gravidez, no texto de hoje, vou partilhar contigo 7 dicas que te vão ajudar!

 

Sabe que o exercício físico está associado a um aumento dos níveis de energia, melhores noites de sono (quando o bebé deixa dormir, claro – sei por experiência própria :)), diminuição dos níveis de stress e inclusive a uma diminuição do risco de depressão pós-parto.

 

Então, que passos devem ser dados para se iniciar um programa de treino de forma eficaz e segura?

 

1.º CONVERSA COM A TUA MÉDICA/O


Em primeiro lugar, é importante falares com a tua médica/o e teres a sua autorização para começares a treinar. Esta conversa, vai também ajudar-te a dar um feedback ao teu Pt sobre alguma possível limitação física.

 

2.º RESPEITA OS TEUS LIMITES


Acabaste de passar por uma das fases mais bonitas da vida de uma Mulher, mas também uma das mais exigentes – respeita os teus limites e adota a mentalidade de que nesta fase, menos pode ser mais.

 

3.º DIZ NÃO ÀS DIETAS RESTRITIVAS


Compreendo que se o teu objetivo for emagrecer, o primeiro pensamento possa ser: “preciso emagrecer rapidamente”, mas esta não é a altura para fazer dietas restritivas e programas de treino intensivos.

 

4.º CUIDADO COM OS EXERCÍCIOS COM IMPACTO


Durante a gravidez, o corpo produz uma hormona que se chama relaxina, que “relaxa” as articulações e ligamentos – após o parto, pode demorar algum tempo até que as articulações e ligamentos voltem ao normal – por isso, é preciso ter atenção aos exercícios com impacto.

 

5.º SE POSSÍVEL, AMAMENTA ANTES DO TREINO


Amamentar antes do treino, vai-te dar uma sensação de maior conforto durante os exercícios – não te esqueças também de investir num bom sutiã de treino.

 

6.º O TREINO É UM TEMPO QUE É SÓ TEU


São muitas Mamãs, que se “esquecem” de que precisam de um tempo para si. A falta deste tempo, acaba por causar frustração e prejudicar o seu relacionamento familiar. O exercício físico é uma ótima forma de reservares um momento do dia só para ti.

 

7.º TREINA COM ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO


Após o parto, existem mudanças no corpo de uma Mulher que podem precisar de exercícios específicos. Esta é uma fase em que é importante treinares com acompanhamento personalizado.

 

Espero que estas 7 dicas te sejam muito úteis, pois lembra-te: o teu coração agora bate por dois.

 

Se foste Mãe há pouco tempo, e precisas de ajuda para começar um programa de treino personalizado, que vá de encontro às tuas necessidades e objetivos, clica no link e marca hoje a tua visita!

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

Comente