10000 Passos por dia? 6 Dicas para o conseguires

10000 Passos por dia? 6 Dicas para o conseguires

 

Treinas 2 a 4x na semana, és consistente com os teus treinos……mas o que acontece nas restantes horas do dia?

 

Tens um trabalho sedentário?
“Mexes-te” pouco no dia-a-dia?
Passas muito tempo sentada/o?

 

Se leste o texto anterior, pudeste perceber a diferença entre exercício físico e atividade física e como níveis elevados de atividade física diários são também importantes para se ter uma boa saúde e no caso específico daquele artigo – emagrecer.

 

Contabilizar diariamente os passos é uma boa forma de avaliar esses níveis.

 

Antes de partilhar contigo estas 6 dicas , se os teus níveis de atividade física são muito baixos, sabe que tal como o treino, isto é algo que podes (e provavelmente precisas) construir de forma gradual.

 

Por exemplo, se atualmente apenas consegues dar 3000 passos/dia, cria como meta para o próximo mês os 4000 passos diários e assim sucessivamente, até chegares aos 8000 a 10000/dia.

 

Partilho contigo 6 dicas, de forma a ajustares o teu dia para que possas adicionar mais uns passos.

 

1.º Contabiliza os teus passos – obvio! O que é medido, é gerido. Hoje em dia, existem formas muito simples de fazer esta contabilização. Um Fit-Watch, um smart watch, ou até mesmo o telemóvel. Começa por contabilizar os teus passos no final do dia, para criares o teu objetivo diário.

 

2.º Estaciona o carro mais longe, ou sai uma paragem antes- isto pode ser feito quando vais para o trabalho, recados, idas ao shopping, etc. Estacionar o carro (ou sair uma paragem antes), ajuda-te a dar alguns passos extra e “custa” apenas alguns minutos do teu dia.

 

3.º Usa as escadas – este é uma das dicas mais simples de colocar em prática – no trabalho, em casa, etc. A qualquer lado que vás, se existir a possibilidade de usares a escadas, não penses duas vezes.

 

4.º Aumenta o passeio do teu “fiel amigo” – se tens um cão, outra forma simples de caminhares mais é aumentares a duração do passeio. O teu “parceiro” vai adorar e a tua saúde agradece.

 

5.º Planeia caminhadas com os teus amigos – nada melhor que por a conversa em dia, enquanto se caminha e se aproveita o melhor que a natureza tem para oferecer. Escolhe locais “verdes” para estas caminhadas e vais terminar com o espírito renovado.

 

6.º Telemóvel = Movimento – esta foi uma dica que li recentemente, mas que faz todo o sentido e é ótima para aumentares o movimento diário. Sempre que precisares de fazer (ou receberes uma chamada), enviar uma mensagem, ou até mesmo consultares as tuas redes sociais, levanta-te e caminha. Isto é especialmente útil, para quem tem trabalhos muito sedentários.

 

Movimento é vida.
Se puderes associar ao exercício físico, um aumento da atividade física diária, vais estar a dar um enorme contributo não só para o teu “eu” presente, como para o teu “eu” futuro.

 

Estamos Juntos!!
Tiago Guedes

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente