7 Dicas Para Diminuires O Consumo De Calorias

7 Dicas Para Diminuires O Consumo De Calorias

 

Calorias – também conhecidas como pequenos “vermes”, que vivem nos armários e guarda-vestidos e durante a noite, costuram e apertam a roupa das pessoas 🙂

 

 

Brincadeiras à parte, se o teu objetivo é emagrecer, sabe que o consumo de calorias é o que vai determinar o que acontece ao teu peso corporal.

 

 

Para te ajudar a reduzir este consumo, vou partilhar contigo 7 dicas que podem fazer a diferença:

 

 

1.º Foca-te em alimentos com uma menor densidade calórica – o que isto significa? Significa que deves incluir em todas, ou quase todas as tuas refeições fruta e/ou vegetais e hortícolas, pois são alimentos que te permitem comer um maior volume de comida, sem com isso adicionar calorias em excesso a uma refeição.

 

 

2.º Limita os snacks – “petiscar” batatas fritas de pacote, amendoins salgados, bolachas, etc, podem (sem dares por isso) adicionar muitas calorias ao teu dia. Se estiveres com fome, em vez de “petiscar”, é preferível fazer um lanche, ou uma refeição completa. “Petiscar” não vai “saciar” a tua fome e em alguns casos até pode aumentar.

 

 

3.º Atenção às calorias “escondidas” dos temperos – azeite, óleos e molhos para saladas, podem adicionar uma quantidade alta de calorias a uma refeição – por exemplo: apesar de ser considerado uma gordura “saudável”, uma colher de sopa de azeite tem perto de 120 calorias. Se ao longo do dia, utilizares 4 colheres de sopa de azeite ( o que entre cozinhados e tempero das saladas, não é muito), são perto de 500 calorias. Utiliza colheres de sobremesa para controlares as porções e nunca deites diretamente da garrafa.

 

 

4.º Come em pratos mais pequenos – se utilizas pratos mais pequenos, significa que vais comer menos porções, logo: menos calorias. Outra das vantagens de se comer num prato de sobremesa, é ajudar a “enganar” o cérebro quanto às quantidades: um prato de sobremesa fica cheio, um prato normal com a mesma porção não – lembra-te que também “comemos com os olhos”.

 

 

5.º Troca as bebidas com calorias pela opção zero – a tua bebida principal deve ser sempre a água, isso não está em causa, mas se tiveres de optar por uma opção com calorias, ou sem calorias, opta pela opção zero. Por exemplo: vais jantar com amigos, ou família e vai ser uma refeição mais calórica. Se trocares a coca cola normal, por uma coca cola zero, não vais estar a adicionar calorias líquidas à tua refeição.

 

 

6.º Come mais devagar – estudos demonstram que pessoas que comem mais rápido, apresentam um risco maior de aumentar de peso. Um dos motivos é não dar o tempo necessário ao estômago, para enviar um “sinal” ao cérebro de que este está “satisfeito”. Pousa os talheres entre cada “garfada” e saboreia a comida. Existe uma frase que diz o seguinte: “come a tua água e bebe a tua comida”, se comes muito rápido, coloca em prática este princípio.

 

 

7.º Prepara e planeia as tuas refeições – este é um dos pontos mais importantes para quem quer emagrecer. Preparar e planear refeições antecipadamente, pode ajudar a “poupar” umas boas calorias. De que forma? Imagina que chegas a casa com muita fome – se tiveres refeições e lanches já previamente preparados, vais diminuir o risco de comer por impulso. Esta opção menos “pensada”, por norma, não é uma escolha com poucas calorias. Tira alguns minutos no final do dia, para preparares pelo menos, os lanches do dia seguinte.

 

 

Se puseres em práticas estas 7 dicas, vais ver que as calorias vão deixar de habitar o teu armário 🙂 

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

 

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

 

Comente