Emagrecer – 3 Formas de o conseguir

Emagrecer – 3 Formas de o conseguir

 

Imagina um copo vazio – se deitares água nesse copo sem a beberes, a água vai acabar por transbordar, certo?

 

Com o peso corporal acontece algo semelhante….

 

Se de forma continua, ingerires calorias sem as utilizares, estas não vão “transbordar” (era bom que assim fosse J ), mas sim, vão ser armazenadas essencialmente como gordura corporal. Como consequência – aumento do peso corporal.

 

Por esse motivo, para se emagrecer é necessário criar um déficit calórico ( as calorias que  consumimos através da alimentação, precisam ser inferiores às calorias que gastamos).

 

Existem 3 formas de se criar um déficit calórico:

 

1.º Através da alimentação – sem dúvida que é através da alimentação que damos o maior contributo para criar um déficit calórico. O problema é que devido à falta dum estímulo muscular (que acontece com o treino), as alterações na composição corporal podem não ser as esperadas, pois perder peso, não é o mesmo que perder gordura. Sem o estimulo do treino, existe um risco alto de se perder gordura, mas também de se perder massa muscular, ou seja, apesar do peso diminuir, não existem grandes alterações na composição corporal.

 

2.º Através do treino – os benefícios do exercício físico são sobejamente conhecidos: mais energia, fortalecimento muscular, melhor saúde, qualidade de vida, entre outros. O “problema” é que só através do exercício físico é difícil gastar as calorias necessárias para se criar um déficit calórico. 

 

3.º Através do treino + alimentação – esta é sem dúvida a forma mais eficaz, pois para além de conseguires criar um déficit calórico maior, vais dar o estímulo necessário ao músculo para maximizares a perda de gordura e manter, ou até num cenário ótimo, aumentar a massa muscular, e conseguires um corpo “tonificado” (“tonificar/definir” o corpo, não é nada mais que perder gordura e manter/aumentar a massa muscular.)

 

Se o teu objetivo é emagrecer e “tonificar” os músculos, sabe que a melhor opção é sempre combinar o treino e alimentação!

 

Estamos Juntos!

Tiago Guedes

 

PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:

 

1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;

2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;

3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).

Comente