
Jejum intermitente, paleo , cetogênica, são tantas as “dietas” utilizadas para se emagrecer, que se torna difícil saber qual a mais eficaz, não é verdade?
A informação é tanta que as dúvidas são mais do que compreensíveis.
Vamos então descobrir qual a melhor “dieta”?
1.º Jejum intermitente
Como funciona – no jejum intermitente, de forma consciente, faz-se uma restrição dos horários alimentares. Por exemplo: no método mais utilizado – o 16/8 – o objetivo é estar 16h sem ingerir alimentos (água, chá e café sem açúcar são permitidos) e fazer as refeições nas restantes 8h do dia.
Objetivo – criar um déficit calórico.
2.º Cetogênica
Como funciona – de uma forma muito simples, na dieta cetogênica, o objetivo é “cortar” os hidratos de carbono da alimentação e tornar as gorduras a principal fonte de energia do corpo.
Objetivo – criar um déficit calórico.
3.º Paleo
Como funciona – na “dieta” paleo, supostamente, vais comer como os nossos antepassados. O mínimo de alimentos processados, alimentos como o arroz, batata (a doce é permitida), massa, pão, também estão fora. O foco desta alimentação está principalmente na carne/peixe, ovos, vegetais/hortícolas, algumas frutas e gorduras boas.
Objetivo – criar um déficit calórico.
4.º Baixa em gorduras
Como funciona – se na dieta cetogênica o objetivo é eliminar por completo os hidratos de carbono da alimentação, na alimentação baixa em gorduras, o objetivo é baixar o consumo de gorduras para o mínimo.
Objetivo – criar um déficit calórico.
5.º Por pontos – existem algumas dietas, que funcionam por pontos, como por exemplo a Weight Watchers, em que tens determinados pontos para gastar por dia. Cada alimento representa x pontos. Alimentos com mais calorias, “custam” mais pontos, alimentos com menos calorias “custam” menos pontos.
Objetivo – criar um déficit calórico.
6.º Vegan –
Como funciona – para a maioria das pessoas que pratica uma alimentação Vegan, esta é muito mais do que uma dieta. É sim, um estilo de vida, de consciência ambiental e animal, mas a verdade é que também é utilizada por muita gente, como uma “dieta” para emagrecer. Na alimentação Vegan, todos os alimentos derivados de animais são eliminados.
Objetivo – criar um déficit calórico (quando utilizada como uma “dieta” para emagrecer).
7.º Mediterrânica
Como funciona – talvez a “dieta” mais conhecida entre nós. De uma forma muito resumida, uma “dieta” mediterrânica é uma alimentação que privilegia os produtos da “terra”, as hortícolas e os vegetais, a fruta, as gorduras boas como o azeite e alguma carne e peixe.
Objetivo – criar um déficit calórico
Poderia continuar a escrever sobre muitas outras dietas, que o objetivo de cada uma seria sempre o mesmo – criar um déficit calórico (de forma consistente, as calorias gastas, são superiores às calorias consumidas).
A verdade é que não existe uma melhor dieta no geral. Existe sim, uma melhor dieta para ti, que se adapte aos teus gostos, estilo de vida e que – crie um déficit calórico.
O “caminho” pode ser diferente, mas o destino é sempre o mesmo- faz sentido?
Estamos Juntos
Tiago Guedes
Comprometido com o seu sucesso
PS: se sentires que esta é a altura certa para dar o primeiro passo, posso ajudar-te de 3 formas:
1º Continua a ler os artigos sobre treino e alimentação que partilho semanalmente no Blog do TG FitStudio;
2º Clica no link, marca a tua visita ao TG FitStudio, para te ajudarmos a escrever uma nova história – uma história de sucesso;
3º Envia-me um email se precisas de ajuda para adquirir novos hábitos, um novo estilo de vida e queres ter a minha ajuda através do acompanhamento online (vagas limitadas).